quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Somos todos seres históricos

O que vocês irão ler foi escrito originalmente para ser um roteiro de uma aula. Recém formado em história, eu pensei em ministrar essa aula no contexto da educação básica. Pretendi, com este breve ensaio/roteiro/aula, defender a premissa que a história é inerente aos seres humanos. Sem história, nenhum conhecimento individual (quem eu sou, o que sou, quem eu acho que sou) ou conhecimento social acerca da realidade cultural e material é possivel.

 

Para se ter uma compreensão mínima ou básica da nossa realidade, ou do que somos, a gente recorre ao espaço e tempo. Para se entender o que é história, é necessário compreender ou pelo menos pensar sobre estes dois conceitos. Tanto que, uma das definições usadas para definir história, feita pelo historiador Marc Bloch, é que “a história é a ciência que estuda o homem no tempo”. É isso que vocês ouviram. Não é ciência que estuda o passado. História é a ciência do homem no tempo. Do ser humano no tempo. Tempo e espaço.

[Argumento do tempo nas narrativas ficcionais]: Por exemplo, todas as narrativas ficcionais, histórias de jogos, filmes, Hq´s, mangas, são construídas no espaço e tempo. Toda a história, ficcional ou não, tem tempo e espaço, contexto e lugar.

Vamos pegar GTA San Andreas, por exemplo. Já no começo do jogo, a gente vê que tem toda uma história e um contexto que permeia todo aquele mundo e os seus personagens. CJ retorna a Los Santos depois de ficar 5 anos em Liberty City. A razão dele retornar, é porque sua mãe morreu, e ele vai parar Los Santos por causa do funeral dela. A gente descobre que o CJ tem um monte de magoas, arrependimentos, e tretas no seu passado. A gente testemunha um ambiente social que é construído a partir das disputas e guerras de gangue, envolvendo policiais corruptos e o tráfico de drogas. E essas coisas não surgem do dia para a noite. Todas essas coisas, guerras de gangue, as regras das ruas, “groove for life”, tudo isso tem uma história por trás. É necessário desenvolver todo um cenário histórico e social para que a trama do jogo seja crível, que aquilo faça sentido e o jogador possa dizer: “Isso com certeza poderia acontecer com pessoas reais” (bem que tem algumas coisas que o CJ faz que talvez não fosse possível reproduzir na vida real, mas vocês entenderam).

 

 

E meu ponto é o seguinte: mesmo que vocês joguem GTA San Andreas apenas para meter o louco, fazer uns cheat, umas manha lá para sumonar um tanque, ou fazer os carros voarem, o GTA SA tem história. E mesmo que vocês não se entusiasmem muito em estudar história, e não gostem da ideia de estuda-la, ou ter a história como mais uma disciplina, é interessante que vocês entendam que a história está ai, e que todos nós temos história. Todos nós temos uma jornada de tempo que nos levou para esse momento presente, aqui e agora, nesta sala de aula. Esta jornada de tempo define quem nós somos. Nós tivemos uma jornada de vida, memórias, lembranças, e coisas que a gente tá sempre repetindo para si mesmo, “eu fulano gosto disso”, “eu fulano odeio isso, porque tive um trauma com isso”...É por estarmos vivendo no espaço e tempo, e por termos história, por sermos seres históricos, que é possível para nós dizer quem somos ou achamos que somos. Eu, por exemplo... Nasci em Curitiba, em 1993, no aniversário de 300 anos da cidade. Já nasci em um contexto histórico que estava dado para mim. Vivi sempre no centro da cidade, longe da periferia. Em Curitiba, sempre vivi em apartamento. Foi aos 11 anos, quando vim para Itapoá, que eu tive o deslumbre de como era ter mais contato com a natureza, as arvores, a praia...Dai, várias coisas aconteceram, muitos arrependimentos, muita solidão, poucos momentos realmente felizes...Mas enfim, minhas escolhas, algumas coisas da realidade que estão acima do meu controle, e toda a minha trajetória, que definiram quem eu sou hoje. E se a minha história que define quem eu sou hoje, o mesmo acontece para sociedades inteiras. A sociedade ocidental só pode ser compreendida por sua história. A gente não vai compreender nossa realidade a partir de um momento visto de forma isolada, sem conexão com uma série de outros eventos. 

Para entender um pouco da trama de GTA, você tem que voltar pelo menos uns 10/20 anos, desde do momento em que CJ, seus amigos, conhecidos e familiares próximos, que ainda crianças, são jogados neste mundo de gangues, drogas, e eles tem que lidar com isso. Durante o jogo, CJ está sempre tendo que lidar com fantasmas do seu passado, bem como, de coisas que ele é obrigado a fazer no decorrer do jogo. Porque ele não só tem história, como também, essa história não terminou no momento que ele coloca os pés em Los Santos.

 

Meu objetivo não é motivá-los a estudar história, mas pelo menos, faze-los compreender o seu sentido, como a ciência puramente humana por excelência. História é tudo que é produzido e feito pelos seres humanos no tempo. Não só no passado, como no presente. História é todo o legado que está por trás de nós, desde dos primórdios do desenvolvimento da matemática, até as linguagens de programação e as ciências da informação, que fazem com que tenhamos os computadores, jogos, e os smartphones atuais. Tudo que é humano e foi feito por humanos tem história. Se acostumem com esta ideia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário